sexta-feira, 21 de novembro de 2008

"Uma vez no palco, sempre no palco..."

Teatro vem do grego, “théatron”, que significa panorama (lugar de onde se vê), ou seja, é o lugar onde as pessoas se reúnem com um objetivo em comum: assistir ao espetáculo. Nesse momento, o ator pode ser quem quiser, quando quiser, onde quiser… O público tem liberdade para analisar, criticar, se emocionar e até se pronunciar… Ocorre, então, a cumplicidade de palco e público… Tudo isso é mágico, fantástico, algo que somente o teatro pode proporcionar por completo.Considerado por muitos como a “Arte Total”, ou seja, a arte que engloba todas as outras artes (podendo-se utilizar a música como trilha sonora, a dança como expressão corporal, as artes plásticas como cenário, etc.), o teatro nasceu por meio de manifestações/rituais aos deuses, foi se aprimorando e não tem limites para enriquecer. O teatro é tão fantástico e tão encantador que a grande maioria deixa de tê-lo simplesmente como terapia ou aquisição de cultura e passa a tomá-lo como “profissão”. Hoje se nota uma ampla aceitação do teatro na sociedade, com visíveis benefícios em vários setores, como o da educação. Quando se estuda e se pratica essa “arte total” na escola, há uma melhora na formação do ser/indivíduo, já que se estuda o ser humano e as suas “máscaras”.Não podemos nos esquecer de que o teatro é um jogo. Porém, não um simples jogo, mas, sim, um jogo de persuasão, um jogo de retores. Todo bom ator é um bom “manipulador” e, com toda a certeza, tem maior consciência de quando, como e por quem está sendo “manipulado”.Hoje em dia somos vítimas de manipulações da publicidade, da política de ética duvidosa, da indústria cultural, dos líderes sociais etc. O teatro amplia o panorama e as ferramentas de quem o “joga”.Há tantos pontos positivos para se fazer teatro, porém não se pode negar ou ocultar que há um ponto, digamos, negativo: o teatro vicia!
“Uma vez no palco, sempre no palco.”
-Marielle Cecconello

7 comentários:

Fê Meirelles disse...

Adorei, Mari!

tô morrendo de saudadessss!

beijos!

E por ai vai.... disse...

Mariii..
Adorei também!!!
E por mim fechado nosso bar semana que vem hein!
Beijos

Fãs da psicanálise disse...

Minha linda,

Estou feliz em saber que está realizando os seus sonhos... os nossos sonhos...
Você pode TUDO!!!
Um abraço bemmmmmm apertado.

Nathalia

Anônimo disse...

Mari !!!!
que gatona..adorei o texto !!!

Sucesso !
bjoos...Alê

Denise Cruz disse...

Linda! Vc sabe que mora em meu coração né? foi um encontro de almas...
Vale ressaltar que também, infelizmente tem gente que faz teatro puro entretenimento... daqueles que você entra e sai mais vazio do que as vezes entrou. Eu particularmente acredito que no teatro não deveria ser assim. Deveriam deixar isso para a TV, que já faz isso muito bem, muito lixo, aliena, hipnotiza, e diz: compre, compre, compre! Até o nosso presidente fala isso: Não parem de consumir....

Aglio disse...

Oi Mari!

Ótimo texto, melhor resumo sobre o que é o teatro, pra que serve, e quem somos nós - atores - eu não veria

Seu blog já está em meus favoritos e vou colocá-lo como indicação no meu :)


Grande beijo

Unknown disse...

Mariii, adorei td!!!
Amo por sermos amigas de infância e saber que com o tempo tivemos caminhos diferentes mas não nos separamos de coração!!!
Apesar da distância amo vc amiga!!
Bjsss